quarta-feira, 21 de julho de 2010

Literatura-nas-escolas

Rio de Janeiro, a noite avança, julho de 2010

Amigos,
muito se fala e discute no Brasil acerca do incentiva à leitura e do papel que cabe à escola neste processo. Este debate é saudável, mas não costuma conduzir a resultados efetivos. Tudo porque nem sempre se aproveita para elaborar propostas, pensar estratégias de ação, projetos que levem adiante a ideia e a coloquem na prática do cotidiano. O país é grande, existe a necessidade do engajamento de muitos nisto. Bibliotecas escolares, grupos de leitura e estudo, atividades lúdicas para crianças e adolescentes. Muita coisa é válida e precisa ser trabalhada.
Mas, quando se fala em leitura, abre-se muitas portas. No momento, coloco em destaque a importância específica do texto literário, como agente que pode conduzir as pessoas a uma reflexão mais profunda acerca da realidade, bem como lhe permite sonhar com novos caminhos. A Literatura tanto conduz à formação de um juízo crítico acerca do presente, condição indispensável para o exercício da cidadania numa sociedade democrática, como estimula a imaginação, direito inalienável de todo ser humano, a ser respeitado como qualquer outro direito básico da pessoa.
Para não tomar muito tempo e já deixar questões no ar, pensem no seguinte: como as escolas têm dado conta da tarefa de preparar as novas gerações para usufruir desses direito? Como está a qualidade do ensino de Literatura nas escolas?

Beijo Grande e até a próxima.

Chicco Lacerda
(poeta, ficcionista e professor de Literatura da Universidade Estácio de Sá)

2 comentários:

  1. É, Chicco, só você mesmo pra colocar em pauta esse assunto tão importante e esquecido na educação brasileira.
    Como professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro posso afirmar que não há definitivamente ensino ou prática literária nas escolas, o que há é uma tentativa frustrada de alguns professores de introduzir a leitura de textos literários de forma "independente" do currículo, já que a cobrança nas sufocantes provas de rendimento foca nos estudos da língua, aplicabilidade em texto, compreensão e inferência de informações em textos. Não há arte, subjetividade, Literatura !!!
    Visitem o meu blog !!!

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  2. Professor,
    primeiramente devo parabenizá-lo pela iniciativa e desejar que este espaço seja uma oportunidade de debatermos e repensarmos o ensino de Literatura e a forma como é tratada esta manifestação artística e disciplina curricular tão importante para a vida dos indivíduos!
    E na tentativa de responder aos questionamentos propostos, posso afirmar de acordo com as minhas experiências em Estágios, tanto na rede pública quanto particular de ensino, que em minha época de estudante secundarista "as coisas eram muitos diferentes", tive a oportunidade de estudar com professores que compreendiam a Literatura como forma de conscientizar os indivíduos e libertá-los das amarras da ignorância impostas pela sociedade. E que também nos estimulavam a percepção da Arte Literária como fonte prazerosa de conhecimento!
    Infelizmente, não é o cenário que encontramos hoje! Não há muitas propostas de incentivo a leitura e muito menos ao gosto pela Literatura, não há vontade de conscientizar o estudante e desenvolver a capacidade crítica do conhecimento que lhe é transmitido. E também não há muitos educadores comprometidos com o verdadeiro desenvolvimento do educando.
    Além disso, muitos pensam o indivíduo como um produto que deve ser, meramente, preparado e moldado para o mercado de trabalho e que desta forma não precisa pensar, refletir, e muito menos contestar!

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